História
A Assembleia Geral de Constituição, que instalou a Cresal e contando com a adesão de 61 associados fundadores, ocorreu em 20 de dezembro de 1983, quando se aprovou o primeiro estatuto social e foram eleitos os membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal. A autorização de funcionamento foi concedida pelo Banco Central em dezembro de 1984. No intervalo entre a criação e a autorização de funcionamento, a Cresal já realizava as operações de capitalização e empréstimos.
Em dezembro de 1984, durante uma reunião do Conselho de Administração, foi eleita uma comissão composta por quatro associados para administrar um concurso que escolheria o logotipo que identificaria a entidade.
O logotipo que passou a ser impresso em cartas e ofícios da Cresal, representado pelo cifrão, pelo símbolo do cooperativismo (pinheiros) e pelo logotipo da Emater-RS/Ascar, com a nomenclatura Cresal, foi criação do sócio fundador Sérgio Batsow, em 1999.
A Cresal veio atender duas necessidades: a primeira seria a financeira, através da obtenção de empréstimos com melhores condições de acesso, prazos mais adequados e juros menores, além de melhores resultados na aplicação das economias pessoais; a segunda, a qualificação da orientação técnica repassada ao público rural sobre cooperativa e cooperativismo, por meio da aquisição de experiência e conhecimento teórico-prático advindo da participação na vida de uma cooperativa como associado.